Caro Concidadão,

Dirijo-me a si com uma preocupação profunda e urgente. No passado dia 1 de setembro, deu entrada nesta União de Freguesias um pedido de prospeção mineira para a Zona do Monfurado. Todos sabemos tratar-se de uma zona protegida no âmbito da Rede Natura 2000, com limitações para atividades normais noutras zonas do país. Mas isso não impede que, sucessivamente, se voltem a apresentar empresas de 500 euros de capital social em ameaça direta ao ecossistema protegido, ao nosso ambiente, à nossa saúde e à qualidade de vida de todos nós.

A extração mineira, especialmente a de metais pesados e outros recursos valiosos, tem consequências devastadoras para o meio ambiente. Solo contaminado, rios poluídos e destruição de ecossistemas são apenas alguns dos efeitos imediatos deste tipo de atividade.

Além disso, a exploração mineira leva inevitavelmente à degradação das nossas terras agrícolas – seja pela contaminação das reservas de água, seja pelo empoeiramento tóxico que se espalha no ar e pousa em cima das plantas, dos animais e dos solos –, prejudicando a produção local, inviabilizando a certificação dos nossos produtos, destruindo a biodiversidade e a beleza natural que tanto valorizamos para a nossa vida quotidiana e que atrai turistas e visitantes.

Não podemos permitir que a nossa comunidade se torne um campo de destruição, onde o lucro dos gigantes da indústria mineira se sobrepõe ao bem-estar das gerações presentes e futuras. A história recente da exploração mineira mostra um rasto de abandono, destruição e problemas de saúde para as populações em redor.

Precisamos de defender o que é nosso: as nossas terras, a nossa água, o nosso ar, a nossa saúde e o futuro dos nossos filhos.

A União de Freguesias está a desenvolver esforços e contactos para parar este processo e para dizer não à prospeção mineira. Vai ser necessária a mobilização de todos e é neste sentido que me dirijo a si, para lhe pedir que esteja atento, se informe e apele, junto da sua rede de contactos e amigos, para que colaborem com informação pertinente e demais participação nesta causa. Para já, poderão participar entre 16 de setembro e 25 de outubro na fase de consulta pública, no site https://participa.pt/pt/consulta/pedido-de-atribuicao-de-direitos-de-prospecao-e-pesquisa-montemor-o-novo.

Juntos, podemos fazer a diferença!

Subscrevo-me com esperança e determinação, e estarei ao seu dispor para o que considere necessário. Até breve!

Redolfo Constantino Pereira

Presidente da União de Freguesias de São Sebastião e Nossa Senhora da Boa Fé

(telef: 266907210 e 266907429; email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)